sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Tamanduá atacado por cachorro é levado para zoológico de Sorocaba



Um tamanduá-mirim atacado por um cachorro em Guareí (SP), na região de Itapetininga (SP), foi levado para o zoológico Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP), nesta segunda-feira (26 de agosto), para tratamento. De acordo com o veterinário responsável, Rodrigo Teixeira, trata-se de uma fêmea.

Quando os veterinários foram avaliar os ferimentos do animal, tiveram uma surpresa. A fêmea carregava um filhote. "Provavelmente, ela deve ter protegido o filhote e, por isso, lutou contra o cachorro", conta, surpreso, o veterinário do zoológico que ainda revela que o animal sofreu uma lesão grave. O tamanduá passará por exames e tratamento no zoo, junto com o filhote, que não desgruda da mãe.

Fonte: G1

Tamanduá-mirim é resgatado pelo Corpo de Bombeiros em Goiânia


O Corpo de Bombeiros resgatou na manhã na dia 24 de agosto um tamanduá-mirim no Morro do Medanha, na região oeste de Goiânia. De acordo com a corporação, um morador da região acionou a equipe informando que o animal, ameaçado de extinção, estava no quintal de uma residência.

O tamanduá-mirim (tamandua tetradactyla) é um mamífero xenarto, que pode medir até 105 centímetros de comprimento. Ele possui garras nas patas anteriores e caminha apoiando o peso sobre os pulsos. O animal pode ser encontrado em matas mais baixas de vários países da América do Sul, o que aumenta o risco de contato com estradas e rodovias.Ao ouvir um barulho, o morador saiu da casa e avistou o tamanduá-mirim, que subiu em uma árvore. Segundo os bombeiros, o animal estava assustado, mas foi resgatado sem ferimentos. O bicho foi encaminhado para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) de Goiânia.

Nesta época do ano, por conta do grande número de queimadas na região Centro-Oeste, é comum que os bichos fujam para as áreas urbanas, segundo os bombeiros.


Fonte: G1

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Tamanduá-mirim é encontrado e recolhido por policiais, no ES

Um tamanduá-mirim foi recolhido, na madrugada desta terça-feira (30), por uma equipe da Polícia Ambiental que atua na região do Caparaó, em um rancho no município de Apiacá, no Sul do Espírito Santo. O animal foi encontrado sem ferimentos e a espécie não é ameaçada de extinção. O tamanduá foi achado após a solicitação de um advogado, dono da propriedade. Segundo ele, o animal corria o risco de ser atacado por cães.

O animal pesa aproximadamente cinco quilos. De acordo com policiais, o tamanduá era uma fêmea e estava visivelmente estressada e sem ferimentos. A fêmea passou por uma avaliação e foi levada para uma região de Mata Atlântica, onde foi solta o mais próximo possível do local onde havia sido encontrada.


Fonte: G1