quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Ibama resgata tamanduá-mirim em área urbana de Marabá, no Pará


Marabá (08/09/2009)


O resgate de um tamanduá-mirim fêmea nesta sexta-feira (4/9) chamou a atenção dos moradores do bairro Folha 18, em plena área urbana de Marabá, no sudeste do Pará.

Desde o dia anterior empoleirada no alto de uma macaúba, um tipo de palmeira com tronco espinhoso que alcança até 15 metros de altura, ela deu trabalho aos bombeiros. Por uma hora, foi quase pega e escapou três vezes, sempre sob os gritos da criançada que se juntou no local. Finalmente, a fêmea do tamanduá acabou capturada e, mais tarde, libertada numa floresta preservada, a 10 km do centro da cidade.
A analista ambiental Christina Whiteman, médica veterinária do Núcleo de Fauna da Gerência Executiva do Ibama em Marabá, que coordenou o resgate, acredita que o bichol abandonou o fragmento de mata onde vivia, perto dos fundos da casa de um pescador. “Como ali o ambiente está muito degradado, o animal certamente se aproximou das residências em busca de alimento, como cupins, abelhas e formigas”, explicou.
Ao avistar o tamanduá no alto da palmeira, crianças passaram a tentar acertá-lo com pedras. Um morador denunciou a situação ao Ibama. De acordo com a Lei dos Crimes Ambientais, a pena por ferir qualquer animal, silvestre ou doméstico, é de até um ano de detenção, além de multa que chega a R$ 3 mil por bicho maltratado. Examinada pela veterinária do Ibama, a fêmea do tamanduá não estava machucada e pôde voltar à floresta imediatamente.

Nelson Feitosa Ascom Ibama/Marabá


Fotos: Nelson Feitosa


Fonte: IBAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário