Um tamanduá foi encontrado na noite do dia 18 de março, segunda-feira, no Terminal de Integração Pelópidas Silveira, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, por funcionários do local. Na manhã de terça-feira (19), uma equipe da Companhia de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) foi ao local para resgatar o animal, que havia sido mantido dentro do prédio da caixa d'água, para que não fosse atropelado.
O sargento do Cipoma, Ximenes José, explica ser normal que apareçam animais silvestres na região, uma vez que é próximo a uma área de mata atlântica. "A gente recebe chamadas frequentes de pessoas dizendo que encontraram preguiças no quintal de casa, tamanduás. O que as pessoas devem fazer é tentar isolar o animal, para protegê-lo, deixar longe de crianças e chamar o Cipoma", explica o sargento.
Apesar de estar aparentemente bem, sem machucados ou feridas, o tamanduá foi avaliado por veterinários antes de ser devolvido ao meio ambiente. Posteriormente foi levado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a uma área preservada da Mata Atlântica na manhã de quarta-feira (20).
Foi só sair da caixa que o tamanduá subiu correndo em uma árvore para desbravar os mais de 500 hectares disponíveis para ele. "Aqui ele está protegido e tem alimentação à vontade. Muitas formigas e cupins, de que ele se alimenta bastante", afirma o biólogo do Ibama Yuri Valença. Além do tamanduá, o Ibama também soltou uma jiboia na área preservada. A cobra havia sido capturada pelo Cipoma em uma residência no Recife.
Fonte:
* G1 19/03
* G1 20/03
Nenhum comentário:
Postar um comentário